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Calvino foi condenado como homossexual?


Por R. SCOTT CLARK em 20 de novembro de 2012

Recentemente, um correspondente escreveu para perguntar sobre o seguinte: “Uma história interessante: em 1527, ano em que tinha 18 anos, Calvino foi preso, julgado e condenado por atividade homossexual. Em vez de ser executado (pela lei francesa da época), ele foi marcado com uma flor-de-lis em um de seus ombros”.

Essa questão é interessante por dois motivos: a questão histórica (a afirmação é verdadeira?) e porque ilustra um dos problemas de fazer história na internet.

O problema de fazer história na internet é ilustrado por dois sites. Em um primeiro site: (http://www.catholicapologetics.info/apologetics/protestantism/calvin.htm), alega-se que Calvino foi preso e condenado por sodomia em 1527. Em um segundo site (https://sites.google.com/site/standfordrives/dcms-research/1534-conviction), alega-se que ele foi preso e condenado por sodomia em 1534.

O primeiro autor afirma: Em 1551, um polemista católico revelou que os arquivos da cidade de Noyon, local de nascimento de Calvino, contêm o registro de uma condenação contra Calvino, aos 18 anos, por sodomia. Ele já havia recebido a tonsura. Seus pais obtiveram clemência do bispo, de modo que, em vez de ser condenado à morte, como exigia a lei, foi marcado com um sinal de infâmia. O polemista católico apresentou as provas assinadas por todas as personalidades eminentes da cidade. O estudioso inglês Stapleton foi lá examinar os arquivos durante a vida de Calvino e atestou o fato. Os luteranos alemães contemporâneos falaram disso como um fato estabelecido (Schlusselburg,

Theologie calvinienne).

Para os não iniciados, isso pode parecer uma afirmação plausível. Parece verdadeiro. O autor cita uma fonte de 1551, cujo autor é identificado como “controverso”, e uma obra secundária francesa aparentemente moderna. Uma pesquisa no WorldCat (um dos maiores bancos de dados do mundo de acervos de bibliotecas em todo o mundo) não revela tal título. Isso não quer dizer que a obra não exista, mas indica que um volume com um autor com esse sobrenome com essas palavras não parece ser catalogado no mundo civilizado. ATUALIZAÇÃO: Parece que a citação está incorreta. O título é Theologia calvinistarum…. e está disponível no Google Livros. Agradecimentos ao leitor da HB Phil D. por sua ajuda.

Em segundo lugar, e mais significativamente, o autor se baseia em uma fonte do século XVI mais suja e historicamente desacreditada, Jerome Bolsec (falecido em 1584). Bolsec era um ex-monge carmelita que se tornou médico, que vacilou entre a Reforma e Roma. Ele atacou a doutrina da predestinação de Calvino durante uma reunião da congregação. Bolsec, “um teólogo pobre tecnicamente” e “particularmente fraco nas doutrinas da história” (THL Parker) acusou Calvino de fazer de Deus o autor do pecado. Ausente na primeira parte da reclamação de Bolsec, Calvino chegou sem ser visto e ficou de pé para responder ex tempore por uma hora. Ele respondeu a Bolsec por documento impresso em 1552 com De aeterna dei praedestinatione. Assim, Bolsec dificilmente é uma testemunha imparcial. Seu relato da vida de Calvino (veja abaixo) é notório por suas falsidades.

Terceiro, e mais importante, nosso autor tem seus fatos errados. Aos 18 anos, Calvino, conhecido por sua austeridade e devoção à piedade romana, matriculou-se no College de Montaigu (de acordo com Ganoczy, 63-67. Veja abaixo os dados bibliográficos), que era conhecido por sua rígida disciplina. Se houvesse algo assim, teria sido notado na época e ele não teria podido seguir para Orleans e Bourges. Mais definitivamente contra essa afirmação, no entanto, é o fato de que Calvino não estava em Noyon e os registros não registram nenhum evento desse tipo em 1527.

Segundo, se alguma coisa aconteceu, 1534 é uma data mais provável. De fato, um certo “Iean Cauvin” (a grafia original do sobrenome de Calvino) estava em Noyon neste período. De acordo com o Alister E. McGrath, A Life of John Calvin: A Study in the Shaping of Western Culture (Oxford: Blackwell, 1990), 73-74, Os arquivos de Noyon de 26 de maio [1534] registram que um ‘Iean Cauvin’ foi preso por causar um distúrbio na igreja no domingo da Trindade.

Ele cita Abel LeFranc, La Jeunesse de Calvin (Paris, 1888), 201. 1534. 26

maio. — Eu Jean Cauvin está na prisão, à la porte

Corbaut, pour tumulte fait dans l’èglise la veille de la Sainte-Trinitè, fol. 20, vo, èlargi le 3 juin, fol. 21, ro, reis na prisão le 5 , fol. 22, ro, (

Inventaire de Sèzille, à data).

Esta pessoa, libertada em 3 de junho, foi devolvida à prisão dois dias depois. Alguns apologistas romanos assumiram que esse “Iean Cauvin” deve ser o reformador. McGrath explica: … os decretos de Noyon registram escrupulosamente que o ‘Cauvin’ que foi preso possuía um pseudônimo – Mudit.[McGrath cita Emile Domergue,

Jean Calvin, les hommes et les chases de son temps, 7 vols. (Lausanne, 1899-1927), 7.575] Em outras palavras, o dito

Jean Cauvin Mudit foi cuidadosamente distinguido do indivíduo de mesmo nome que aparecera nas crônicas daquela cidade apenas algumas semanas antes.

THL Parker notou essa confusão em 1975, citando a correção e explicação de Emile Domergue de 1927 dos registros da cidade sobre “Un Iean Cauvin, dict Mudit” [John Calvin: A Biography (Philadelphia: The Westminster Press, 1975), 31.]. Ganosczy (p. 85) observa que há ambiguidade e dúvida quanto aos nomes e prisão.

Ainda assim, não há nada aqui para sugerir que Calvino foi acusado de sodomia em 1534 e marcado com a flor-de-lis. Irena Backus, Life Writing in Reformation Europe: Lives of Reformers by Friends, Disciples, and Foes (Aldershot: Ashgate, 2008), 159, explica: Como foi mostrado por outras biografias católicas do reformador do século XVI e particularmente do século XVII, o relato de Bolsec sobre a juventude de Calvino mistura pelo menos duas pessoas de Noyon chamadas Jean Cauvin. [nota 116 diz: “Cf. também Théophile Dufour, ‘Calviniana’ in [sem editor],

Mélanges offerts à M. Émile Picot, member de l’Institut, par ses amis et élèves (Paris: Librarie Damascène Morgand, 1913), pp. 1–16, esp. pp. 13-16] A esta fusão, ele acrescenta uma certa quantidade de boatos e ficção, com a intenção de dar ao seu leitor um retrato completo da juventude iníqua de Calvino, a marca registrada de qualquer herege.

Ela continua, Bolsec alega ainda que o próprio Calvino foi condenado por sodomia quando jovem clérigo em Noyon, um crime pelo qual ele teria sido queimado na fogueira se a sentença não tivesse sido comutada no último momento para marcar com uma

flor-de-lis no ombro. Sob o peso desse opróbrio, Calvino, segundo nosso biógrafo, vendeu seus benefícios e partiu para a Alemanha e Ferrara. De fato, como está bem documentado pelo mesmo Le Vasseur [Jacques Le Vasseur,

Annales de l’Eglise de Noyon jadis dite de Vermand, ou le troisiesme liure des Antiquitez, Chroniques ou plustost Histoire de la Cathedrale de Noyon. Par M. Iacques le Vasseur, docteur en theologie de la Facult´ de Paris, doyen et chanoine deladite Eglise, 2 vol. (Paris: Sara, 1633), 2.90], um certo Jean Cauvin, vigário católico romano de Noyon, foi privado de sua vida por se recusar a abandonar seu estilo de vida dissoluto. A descrição poderia ser adequada ao jovem Calvino se não fosse pela data, janeiro de 1553; Calvino estava bem e verdadeiramente estabelecido em Genebra desde 1541 (ibid, 160).

Backus explica ainda que, de acordo com Le Vasseur, “não existem registros de marca em conexão com qualquer clero de Noyon da década de 1530. De fato, essa afirmação sobre o reformador já havia sido exposta como falsa em 1583 por Jean-Papire Masson (ibid, 160).

Em suma, o Calvino preso em Noyon, em 1534, não era o reformador protestante. O Calvino marcado como punição por se recusar a se arrepender da sodomia era um padre romano e não o reformador protestante e, além disso, isso é conhecido desde o século XVI. O fato de mitos antigos e desacreditados de séculos estarem aparentemente ganhando nova vida ilustra um dos perigos de aprender pela internet.

A republicação, na internet, dessas histórias antigas, obscenas e há muito desacreditadas sobre Calvino e os Reformadores, apresenta uma oportunidade de aprender novamente o valor de desenvolver as faculdades críticas e a perspicácia histórica. A ironia é que, com o surgimento da internet, a necessidade de leitura crítica de textos nunca foi tão grande e a necessidade surge quando, talvez, nossa capacidade de exercer tais faculdades nunca tenha sido tão diminuída.

Sem acesso aos registros de Noyon ou às histórias da igreja francesa do século XVI de Noyon, pode ser difícil classificar as alegações sobre Calvino, o Reformador, mas há algumas pistas embutidas nas fontes online enganosas citadas acima. Uma pista é que em 1551 um “controversista católico” fez essa afirmação sobre Calvino. Um leitor crítico, com mentalidade histórica, deveria perguntar quem era esse escritor. Isso nos levaria de volta a biografias respeitáveis de Calvino, como

  • THL Parker, John Calvin: A Biography (Filadélfia: The Westminster Press, 1975).
  • Bruce Gordon, Calvin (New Haven: Yale University Press, 2009).
  • Alexandre Ganoczy, The Young Calvin , trad. David Foxgrover e Wade Provo (Edimburgo: T & T Clark Ltd., 1987).

Nessas biografias se lia sobre as queixas de Bolsec e talvez se notasse que Bolsec era o biógrafo em questão. Isso levaria a outras fontes, como o excelente relato de Backus [sou grato ao meu colega Ryan Glomsrud por me indicar este trabalho] da história por trás da biografia de Calvino de Bolsec.

Uma leitura crítica, distinta da crédula, dessas alegações também levaria a pensar sobre a plausibilidade da alegação de que Calvino foi condenado por comportamento sexual desviante em 1527 e a duvidar da noção de que, em 1534, um homem considerado um notório Protestante não teria recebido a pena prescrita. Que motivo teriam as autoridades para tal clemência?

A instância dessas alegações republicadas apresenta um caso de teste interessante. Temos a citação de autoridades aparentemente impressionantes, dois companheiros com nomes iguais ou semelhantes na mesma cidade ao mesmo tempo. Como foi observado (http://rscottclark.org/2012/09/the-calvin-as-tyrant-meme/), há também uma certa predisposição por parte de alguns (talvez muitos) para acreditar que Calvino era um monstro moral. Essas coisas são desafios tanto para o leitor casual quanto para o estudante sério. Como vimos, porém, com paciência e diligência, tais obstáculos podem ser superados.

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