Categorias
Filosofia Teleologia

De onde surge toda ordem e beleza que vemos neste mundo?

“Biologia é o estudo das coisas complexas que dão a aparência de ter um design intencional.”1
Design aparente ou intencional? Desordem pode criar ordem? Irracional pode criar o racional?
Naturalistas insistem em dizer que não há racionalidade na natureza, não há ordem, tudo é aleatório, toda essa ordem é apenas aparente, mas será isso mesmo?
Se a natureza fosse irracional, até mesmo a aquisição do conhecimento seria impossível, pois esse depende de regularidades. A percepção de regularidades e computação da frequência de ocorrência de eventos é um dos pilares da inteligência biológica, de forma que se não houvesse regularidades na natureza a próprio raciocínio seria impossível tornando o cérebro um órgão inútil.
Como diria o pesquisador Sergio Navega
“Cérebros funcionam bem porque o meio ambiente está cheio de regularidades. A percepção funciona através do reconhecimento (identificação) e armazenamento dessas regularidades, de forma a permitir que o organismo possa utilizar isso para melhorar suas chances de sobrevivência. Se não houvessem regularidades no ambiente, então o cérebro seria inútil, desnecessário.”2
O cérebro identifica regularidades no meio ambiente e assim ele consegue prever atos futuros e isso foi o que tornou o cérebro tão útil na sobrevivência humana, por isso o ser humano consegue fazer planos e mesmo sendo inferior em vários outros aspectos, sobretudo físicos, a outros animais selvagens, o mesmo se sobressai por conseguir prever o que os outros animais fariam.

O pesquisador da mente Sergio Navega cita um exemplo:

“Veja porque isto pode ser importante: no meio da floresta, entre as folhagens, um vulto parece se mover. O animal vê apenas partes de um corpo, apenas aqueles detalhes que escapam por entre as folhagens. No cérebro desse animal existem diversos “padrões” sobre o aspecto visual de seus predadores típicos. Esses padrões foram aprendidos através da experiência e observação. No entanto, o animal não está, nessa situação, observando um padrão completo, está apenas visualizando um conjunto de pequenos pedaços de padrões. Sua capacidade de usar esses pedaços para “completar” a figura mental de um predador pode fazê-lo fugir rapidamente e assim escapar de ser atacado. Imagine como isso tem valor para um organismo que queira sobreviver.”3

Como prever algo em um processo randômico? Se a ordem e o design não forem reais, logo o pensamento humano também é algo ilusório, pois seria baseado em uma regularidade ilusória.

“De onde surge toda ordem e beleza que vemos neste mundo?” Sir Isaac Newton

O escritor irlandês C.S. Lewis faz uma observação interessante que certamente seria uma boa resposta à pergunta feita por Isaac Newton:

“Se o sistema solar veio a existir devido a uma colisão acidental, então, o aparecimento da vida orgânica neste planeta também foi acidental, e toda a evolução do homem foi acidental também. Se este é o caso, todos os nossos pensamentos presentes são meros acidentes – acidentes criados pelo movimento dos átomos. E isto é válido tanto para os pensamentos dos materialistas e astrônomos como para qualquer outra pessoa. Mas, se os seus pensamentos – isto é, do materialista e do astrônomo – são meramente produtos acidentais, por que deveríamos crer que eles são verdadeiros? Eu não vejo razão para crer que um acidente possa dar a explicação correta do porquê de todos os demais acidentes”4



CONCLUSÃO

Essa racionalidade da natureza levou muitos cientistas e pensadores a refletir profundamente se ela poderia ser obra de uma criação, para muitos isso é totalmente impossível, não tem nem mesmo a mínima chance. Não acho que essa posição seja a mais sensata pois sempre me pergunto: “será mesmo que a irracionalidade justificaria a racionalidade da natureza?”


“Espero que a discussão prévia tenha convencido o leitor de que o mundo natural não é somente qualquer mistura de entidades e forças, mas um esquema matemático maravilhosamente engenhoso e unificado… estas regras parecem ser o produto de um projeto inteligente. Eu não vejo como isto possa ser negado.”
Paul Davies – Físico, e Astrobiólogo
“As leis da natureza demonstram uma criação racional.”

Platão


Por Francisco Tourinho

REFERÊNCIAS

1- Dawkins R.2001. O Relojoeiro Cego, São Paulo, Companhia das Letras p.18.
2- http://www.intelliwise.com.br/digital/natinta/natinta4.asp
3- Ibid. 2
4- http://www.amazon.com/God-Dock-Essays-Theology-Ethics/dp/0802808689 p. 52-53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.