Categorias
Homilias

Momentos de derrota: Conhecendo as pessoas ao seu redor

Quando você está em uma situação de derrota, existem três tipos de atitudes que definem as pessoas que estão ao seu redor:
1- Pessoas com olhar condenatório – Na cabeça dessas pessoas, elas são melhores do que as outras, simplesmente porque naquela área em que o irmão se deu mau, ela está bem. Assim como o fariseu ante ao publicano dizia: ” Ó Deus, graças te dou que não sou como os demais homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” (Lc 18.11-12) Assim também, aquele diz em seu coração: “está vendo? sou melhor do que aquele derrotado!
2- Pessoas em falso júbilo – são aquelas que se alegrarão com a sua derrota, esse tipo de pessoa se alegra porque é muito infeliz, logo não há motivo de alegria maior do que ver outra pessoa também infeliz, assim ela não se sente sozinha no barco. Esse tipo de gente, além de não vencer em nada, está sempre puxando o tapete dos outros por não aceitarem que eles vençam e elas não. Dizem em seu coração “Se tu és o(de) Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.” O problema é que eles ainda não sabem que eles “nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?”(Lucas 23:39-40). Zombarão de você por estarem na mesma situação que elas, assim como o ladrão zombou de Jesus na cruz, mas esses não temem a Deus mesmo estando em situações piores que a sua.
3- Pessoas convertidas– serão aquelas que te apoiarão no momento da dor, não te julgarão e se mostrarão com olhar de amor. Um dos sinais da conversão de alguém, talvez o mais visível, é que alguém convertido, JAMAIS se alegra com a derrota do irmão, pelo contrário, esse se entristece, e se o mesmo se alegra, nega ao próprio Cristo, se tornando assassino, porque “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele.” 1 João 3:15
No final das contas, o homem não deverá depender de nenhum deles, pois o homem poderá ser julgado injustamente pelos outros, ser atacado mesmo sendo inocente ou mesmo ajudado, mas de forma alguma poderá ir de contra sua própria consciência. Ganhar o apoio de todos os homens e não estar com a consciência tranquila, é comparado ao homem que ganha o mundo inteiro, mas perde a sua alma!

Por Francisco Tourinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.