Categorias
Argumento Cosmológico Filosofia Teleologia Teologia

VINDO O UNIVERSO DO NADA MOSTRA QUE DEUS NÃO EXISTE?

Recebi um comentário na minha caixa de mensagens perguntando (a identidade do mensageiro foi preservado, por isso apagado da foto):
– God is died?

Pelo contrário, confirma mais ainda a segunda premissa do argumento cosmológico que aposta no início do Universo.
A matéria se encontra nesse link:

Primeiramente devemos diferençar o nada quântico do nada absoluto. Acredito que essa informação seja importante, pois de acordo com o artigo enviado, me pareceu ser mais uma daquelas amostras de como a matéria pode surgir do vácuo quântico. Mas como não sou físico e sim teólogo, o artigo a seguir vai abranger as duas possibilidades.
ONTOLOGIZANDO O NADA

Quando se fala “do nada, nada vem” está-se a falar do nada absoluto, aquele que não é material e também não é imaterial; o nada simplesmente não é. O nada absoluto é justamente aquilo que não tem NENHUM predicado positivo. Justamente por isso ele não é algo ontológico. O nada não é o ser de nenhuma forma; ele é simplesmente o não-ser. Muitas vezes neo-ateus surgem falando que “o Universo surgiu do nada” sugerindo que ele surgiu do vácuo quântico. O que eles falham em perceber é que o vácuo quântico é um ente cheio de características; ele não é um ‘nada’, mas um mar de energia flutuante dotada de uma rica estrutura e sujeita a leis físicas de diversas espécies. O próprio fato do vácuo quântico ser estudado pela Ciência demonstra que ele tem um caráter ontológico, pois assim como a Ciência não pode estudar o ‘não-cachorro’ ou ‘não-humano’, ela não pode estudar o ‘não-ser’. Nesse caso, absolutamente coisa alguma positiva poderia se falar dele. Só poderíamos negar as suas características. Essa é a verdadeira definição do nada.

IMPLICAÇÕES TEOLÓGICAS

Por acaso se eu descobrir como se faz um carro, eu devo excluir o projetista?
É uma pergunta básica, mas que não é feita com o devida colocação. “FRANCES POWER COBBE diz: “É singular o fato de que, sempre que achamos como se faz uma coisa, nossa primeira conclusão parece indicar que não foi Deus que fez”.
A. H. STRONG diz:  “princípio operante de toda a ciência, a saber, que todas as coisas têm seu uso, que a ordem permeia o universo e que o métodos da natureza são racionais. Evidências disso aparecem na correlação dos elementos químicos uns com os outros; na adequação do mundo inanimado que é a base e suporte da vida; nas formas típicas e na unidade do plano que aparece na criação orgânica; na existência e cooperação das leis naturais; na ordem cósmica e compensações. Como diria KANT: “O anatomista deve admitir que nada no homem existe em vão.”
Continua STRONG: “A casa não requer nenhum arquiteto porque é construída por pedreiros e por carpinteiros? A lei natural sem Deus não é mais do que uma luva sem mão e tudo que se faz com a mão de Deus calçada na natureza, não é luva que faz, mas a mão[…] Um livro não é escrito pelas leis de soletração e gramática, mas de acordo com tais leis”.

Recentemente, explodiu nos blogs por aí a “descoberta” de que o Universo veio do Nada, é claro que isso é apenas uma representação do que foi visto, mas não há motivos para descartar um criador, simplesmente porque os teístas acreditam que Deus criou todas as coisas a partir do NADA!

Vejamos o comentário da Bíblia de Estudo Palavras Chaves Hebraico Grego, se referindo ao verso 1 de gênesis:
“Por sua livre e espontânea vontade, e por seu poder absoluto, Deus chamou o universo à existência, criando-o a partir do NADA” (grifo meu).
Russel SHEDD comenta sobre Gn 1. 21, 22  na bíblia de estudo Shedd:
“O poder de Deus demonstrado na criação de toda criatura do nada(ex nihilo), continua em forma derivada na procriação autônoma das suas criaturas.”
Bíblia de Estudo da Mulher explicando o verso 1 de Gênesis:
“O verbo “criou” (hebr. bara‘, lit. ‘criar a partir do nada’) as outras palavras para a ação criativa de Deus são ‘fez’ (hebr ‘asah)… ‘formou’ (hebr. yatsar…) e transformou (hebr. banahlit. construir).”
O que é interessante é que até poucos dias atrás, muitos céticos agarravam-se na visão de Aristóteles do “universo eterno” sem início ou fim, justamente porque a teoria do big bang se encaixa exatamente com a descrição bíblica de que o Universo teve um começo, portanto não é eterno e que surgiu a partir do nada. A ideia do universo eterno e variantes posteriores do mesmo estão agora profundamente desacreditadas.

O mais pessimista crítico bíblico, diz que o gênesis foi escrito por volta do séc. VI a.C, mas a história oral é bem mais antiga. É cômico como uma notícia como essas se torna algo tão surpreendente para o não cristão, pois os autores bíblicos já falavam isso desde (no mínimo) o séc. VI a.C.

Ou seja, enquanto os cristãos sabem desde o seu nascimento que o Universo veio do nada, ateus se surpreendem com a notícia e ainda fazem alarde como se isso fosse teologicamente inconsistente e como se isso fosse novidade, é de dar pena!

Como diria o cosmólogo Alan Sandage:

“A astronomia nos conduz a um evento único, um universo que foi criado a partir do nada, com o delicado equilíbrio necessário para proporcionar as condições exatas que permitem a vida, e que tem um plano de fundo (diga-se ainda, sobrenatural). Assim, as observações da ciência moderna parecem conduzir às mesmas conclusões que as crenças de centenas de anos a cerca da criação.”
CONCLUSÃO

Embora a Teoria do Big Bang se proponha a dizer como foram feitas as coisas, não quer dizer que conhecendo o processo não foi Deus que fez.
Pelo contrário, a Teoria do Big Bang se ajusta totalmente ao relato bíblico de que o universo foi criado.

Como diria Robert Jastrow, astrônomo:
“Para o cientista que vive pela sua fé no poder da razão, a história termina como um pesadelo. Ele escalou as montanhas da ignorância; está a ponto de conquistar o pico mais alto; à medida que ele chega à rocha final, ele é cumprimentado por um bando de teólogos que estavam sentados lá há séculos.”

Sugestão de leitura para complemento:

Por Francisco Tourinho

3 respostas em “VINDO O UNIVERSO DO NADA MOSTRA QUE DEUS NÃO EXISTE?”

Vamos supor que nao existia nada nem o proprio nada . Pensou entao a primeira criação é a nao existencia , onde são tiradas todas as criacoes inclusive que eu costumo chamar de supremo nada infinito porque o nada é o espaco infinito.Mais nada surge do nada e da nao existencia se nao tiver algo que ja existe. E esse algo que ja existe e que sempre existiu antes do tempo e espaco e sempre vai existir porque é o criador de tudo( o supremo ) Deus . Deus nao precisa de existencia fisica ele é o ser sem existir ou melhor a forma sem forma. E tudo que existe é supremo espirito de Deus ( as criacoes ) e o nada é simplesmente o espaco para tudo que existe .