Categorias
Apologética Ateísmo História

Países mais desenvolvidos são ateus… Desmascarando mais uma mentira neo-ateia!

Sempre que se fala sobre a controvérsia Ateísmo vs Teísmo, principalmente o cristão, então logo aparece algum militante dizendo que os países mais modernos e desenvolvidos do mundo tem sua maioria da população sendo ateísta. Por muito tempo, eu mesmo aceitei isso como verdade, mas depois de pesquisar um pouco mais, percebi que devemos ter um pouco de cautela ao avaliar os dados. Um dos problemas encontrado em algumas pesquisas é que a pergunta não é se você é ateu, mas se o indivíduo não tem religião, ora, mas um indivíduo sem religião não quer dizer que seja ateu, quer dizer apenas que não está filiado à alguma instituição religiosa, podendo acreditar em Deus como em alguma “força superior”. E é exatamente isso que mostram as pesquisas.
Então, vamos aos dados ou desmascarando mais uma mentira neoateia!
Segundo pesquisa do Eurobarometer: 
– Ateus na Suécia 34%
– Ateus na Noruega 29%
– Ateus na Dinamarca 24%
– Ateus na Bélgica 27%
– Ateus na Finlândia 22%
– Ateus na Islândia 18%
– Ateus na Suíça 11%
– Ateus na Irlanda 5%
– A União Europeia como um todo tem apenas 20% de ateus positivos.
http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/ebs/ebs_341_en.pdf
Os índices apontados acima, é o percentual de pessoas que confessam um ateísmo positivo, ou seja, que alegam não existir Deus algum ou absolutamente nada de natureza metafísica.
Extrai uma tabela do próprio documento em pdf, , página 381, já nos anexos, quase no final do documento, mas é uma tabela ruim de se olhar:

Mas puxei a mesma tabela no site da Wiki, que está bizurada e fiz o print dela em português, para facilitar a leitura:
– A maioria dos europeus se declaram cristãos, divididos entre as três vertentes: catolicismo romano, protestante e ortodoxa.
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/195686/Europe/34577/Languages
– Esse outro estudo de 2011 mostra que 76,2% dos europeus se consideravam cristãos:
http://www.pewforum.org/files/2011/12/Christianity-fullreport-web.pdf
Alguns dados interessantes:
65,9% dos suecos são membros da Igreja da Sueca.
http://www.svenskakyrkan.se/statistik
O site da embaixada sueca fala em 80%
http://www.swedenabroad.com/pt-PT/Embassies/Brasilia/Sobre-a-Suecia/Dados-sobre-a-Suecia/
77,2% da população são membros da Igreja da Noruega
http://www.ssb.no/a/english/minifakta/po/
http://www.thearda.com/internationalData/countries/Country_170_1.asp
78% da população Dinamarquesa fazem parte da Igreja Nacional de lá.
http://www.dst.dk/en/Statistik/emner/folkekirken/medlemmer-af-folkekirken.aspx
http://denmark.dk/en/society/religion/
Agora você pode ter notado alguma incongruência com os dados, como exemplo podemos citar o caso da Suécia em que foi apresentado o dado de 34% de ateus positivos, quando a embaixada sueca diz que 80% das pessoas lá são filiadas a igreja luterana. Isso acontece porque a pessoa quando nasce é filiada a Igreja, para o caso de necessitar futuramente de algum serviço religioso como uma palavra em um funeral, casamento etc. Algo interessante é que muitos ateus se mantém filiados (pela diferença daria 14%), para caso necessitem de algum serviço desse tipo, ou seja, outro nível de ateísmo, absolutamente nada parecido com as sessões de desbatismo promovidos pela ATEA aqui. Assim também são em todos os outros países em que os dados foram diferentes, de forma que há vários ateus filiados a instituições religiosas. O mesmo acontece na Noruega.
Phil Zuckerman, sociólogo ateu e linha frente no combate à religião, fala que apenas 10% dos noruegueses, 19% dos franceses, 20% dos Checos se declaram como ateus positivos!
https://www.pitzer.edu/academics/faculty/zuckerman/Ath-Chap-under-7000.pdf
Agora vou dar mais um choque de realidade, a saber, os países mais ateus do mundo estão longe ser aqueles com maior IDH:
Vietnã tem 81% de “ateus”!
China com 59% de ateus!
No Canadá, só 23% são ateus. 72% dos canadenses acreditam em um deus.
Nos EUA, a nação mais poderosa e mais democrática do mundo, somente 8% das pessoas declararam não acreditar em um deus.
http://www.thestar.com/news/canada/2008/05/31/one_in_four_dont_believe_in_god_poll_finds.html
http://www.gallup.com/poll/147887/Americans-Continue-Believe-God.aspx
CONCLUSÃO

Cai a mentira de que os países europeus tem como sua maioria cidadãos ateus, os mesmos são minoria em praticamente toda a Europa, sendo que se destacam somente em Estados ex-comunistas.

22 respostas em “Países mais desenvolvidos são ateus… Desmascarando mais uma mentira neo-ateia!”

Discordo

Dar ênfase a quem se declara ateu positivo, assumido, não acho que resolve o diagnóstico cético predominante na europa.

Parece que Zuckerman fala de ateus associados a agnósticos e isso dá uma proporção bem maior

Outra coisa, a mentalidade naturalista e materialista, a visão da vida nestes termos ocore muito no meio cristão também, o que aumentaria a proporção de "ateus-crentes" (desculpe a contradição de termos, é que se adequa a contradição de comportamento)

A própria crença no evolucionismo, muito presente no mundo acadêmico, por tabela, é uma forma de ateísmo disfarçado, que usa parte da ciência (biologia experimental), para projetar um materialismo metafisico como originador de tudo (isso é puro ateísmo e muitos cristãos estão nessa)

ESTATÍSTICAS ATEÍSTAS NO MUNDO Phill Zuckerman (sociólogo) Richard Lynn (psicólogo) Wells, Encyclopædia Britannica (publicação) Gallup (instituto) WIKIPEDIA (site/enciclopédia virtual) http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo ONU (organização) ADHERENTS (SITE) http://www.adherents.com/Religions_By_Adherents.htmlsuco detox
http://enderecodaciencia.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html

Ateísmo é ateísmo. Se vc crer em qualquer coisa metafísica transcendental e está além dessa matéria, nem que seja a força jedi, vc já não é ateu. Esse tipo de associação Sodré, na minha opinião é forçação de barra, contabilizar estatisticamente pessoas que aceitam a evolução como ateus é tolice, os maiores teólogos da história o eram e hoje ainda o são. No texto tem as estatísticas de Phill Zuckerman,elas mostram um retrato parecido com o que eu postei, a questão da frieza do europeu é algo cultural e a religião cristã predominante na maioria dos países lá ou é luterana ou é ortodoxa, sendo em alguns países catolicismo. Um crente intelectualizado já é tido como frio na igreja, mas isso não significa ateísmo. Sem falar tbm que estou a falar sobre ateísmo positivo e principalmente o militante, trocando em miúdos, o processo de desencvolvimento desses países em nada se deve a um ateísmo militante como o de Dawkins e cia.

Suas fontes são duvidosas e não mostram a porcentagem de agnósticos e não religiosos. E deixo claro que independente do que vc acha que seja ateísta, para o crente se a pessoa não é cristã, ela é ateia.

Francisco, tenho uma coletanea de resultados de estudos recentes sobre índices de países com seus melhores rankings feitos por ONGs diferentes.

Estou elaborando melhor para poder publicar como um artigo.

A maioria nos tops são cristãs ou de herança cristã, o resto é ditadura ateísta, comunista ou muçulmana. Não consigo postar aqui, tem outro canal para eu mandar?

Vicente, sou teólogo, não um crente leigo, não acredito que seja sensato avaliar a ideia como um todo baseado no pensamento de leigos.

2- não religiosos não significa ateísmo, nem agnosticismo o significa.

3- A pesquisa é clara ao perguntar se as pessoas tem algum tipo de crença em uma força superior, se a pessoa assim crer não é ateia, pelo menos positiva.

4- Fontes duvidosas? Eurobaroceter, Phill Zucerman, Embaixada da Suécia? Se isso for duvidoso não sei o que é credibilidade.

Tem um dado que eu não coloquei, cerca de 14% dos ateus europeus seguem doutrinas filosóficas baseadas em religião como o budismo, hinduísmo, judaísmo cético dentre outros, ou seja, o ateísmo europeu tá muito longe de ser o neoateísmo pregado pela ATEA e cia.

Na verdade, desmascarar um ateu é mais fácil que tirar doce de uma criança.

Pois o evolucionismo contratsta e muito com a teoria do big bang e não explica a evolução das espécies nos tempos bem remotos. São somente um amontoado de argumentos falhos sem NENHUMA EVIDÊNCIA CIENTÍFICA.

Sendo que a PRÓPRIA EVOLUÇÃO CONSIDERA TUDO UM PONTO INICIAL DE CRIAÇÃO, o que não bate com a teoria do big bang(somente teoria, com NENHUMA EVIDENCIA). Logo, os ateus são pegos no próprio argumento CIENTÍFICO.

Bom, eu sou da área da CIÊNCIA E SOU CRIACIONISTA E TENHO UMA LISTA ENORME DE ARGUMENTOS COM EVIDENCIAS E PROVAS QUE DESMASCARAM OS ATEUS. SÓ NÃO POSTAREI TUDO AQUI POR PENA

Marco Túlio, teria como você me dar os seus sites ou teses com suas bases sólidas que sustenta seu criacionismo?E já lhe adianto que não precisa ser muito inteligente pra notar que a única imagem pintada de Eva há um umbigo, seria pra entrada de barro? Me poupe, ambos, de suas suposições me tragam bases sólidas, inclusive pra um dos vários deuses que vocês escolheram apenas um pra adorar.
simbolivar@bol.com.br

Vicente, passei pelo seu grupo, é um grupo fechado que, pela descrição, aceita somente ateus, neoateus, niilistas, agnósticos e semelhantes. Nesse caso, acho mais sensato que fosse escolhido um grupo mais neutro (tenho um grupo em mente) ou então que o debate fosse em forma de Hangout. O que acha de um Hangout? É rápido, poupa tempo e bem mais esclarecedor já que a maioria das pessoas tem preguiça de ler. Gostaria tbm, q se possível, me enviasse uma cópia dos seus livros em pdf para que eu possa conhecer seu trabalho. O meu trabalho está aqui nesse blog, é só ler e conhecê-lo. Aguardo sua resposta. Fiquei interessado em ler o livro "AO ataque", embora eu não seja um fã de Craig, prefiro Champlin, Rubem Alvez e Strong.

Tourinho eu já participei de alguns Hangouts, mas eu fico muito nervoso por ser muito tímido (ao extremo). Gostaria de tê-lo em meu grupo que foi considerado o melhor grupo sobre Ateísmo do Facebook. Nele abriríamos um post e ninguém se manifesta. Só curte. Estou aberto a qualquer tema, só não acho muito racional ficarmos discutindo profundamente sobre bíblia ou que suas indagações não se amparem profundamente na Ciência. Claro não sou e nem falo em nome da Ciência. Mas será interessante esse debate pela sua desenvoltura. Aguardo ansioso. Ah! tenho também um outro grupo: Ateísmo com Seriedade, lá é mais tranquilo. Após nosso debate falaremos sobre meus livros.

https://www.clubedeautores.com.br/book/160970–A_involucao_intelectual_da_especie_humana#.Uxek6j9dVHQ

Podemos fazer um debate sobre o seu livro? Comprarei ele, lerei e daqui a poucas semanas debateremos sobre a consistência dele.Isso é bom pois divulga seu trabalho, ou seja, todos os que me seguem e quiserem acompanhar o debate podem se interessar em conhecer seu trabalho. O que acha?

"indagações não se amparem profundamente na Ciência."

Deus não é material epistêmico da ciência, eu não sou a favor de trazer evidências a respeito de Deus através da ciência, por isso mesmo deixei de ser "criacionista científico" e aceito um criacionismo teológico, logo, prometo a vc que todos os meus argumentos estarão profundamente amparados na razão, na filosofia, mas se para vc o que vale é a ciência, a gente pode debater sobre o poder que ela (a ciência) tem em nos trazer as questões últimas da vida. Deus pertence ao campo da filosofia e nada mais, a ciência não tem esse tipo de controle epistêmico.

Tourinho vc pode até achar que Deus não é material epistêmico da ciência, mas saiba que qualquer religião imagina o seu deus no mais alto grau de perfeição que uma mente possa pensar e nenhuma supõe um deus do simples, do conhecido, do que é compreendido, mas do complexo, do desconhecido, do incompreensível, do inconceituável, mas isso só faz com que Deus seja incrivelmente improvável, já que quase todos os adjetivos possíveis para Deus e as descrições que temos dele se equivalem à uma não-existência, por ser ele incorpóreo, impessoal, informe, imaterial, inexplicável, ausente, misterioso, inacessível, incomunicável, indetectável, impalpável, incausado, insondável, atemporal e principalmente imperceptível aos sentidos humanos e por extensão aos instrumentos que o homem possa desenvolver para detectá-lo. Mas sei que a experiência de Deus, para quem a tem, não só “confirma” a sua existência, como também “esmaga” quaisquer refutações que são levantadas contra Ele. Eis por que vc deixou de ser "criacionista científico" e aceitou um criacionismo teológico. Criacionismo científico, fala sério Tourinho, vc disse que usaria da razão. kkk

Para mim não há problemas em começarmos o debate aqui mesmo, já que parece que não entendeu q não estamos debatendo, estamos acertando as regras, já que vc disse que tudo que eu dissesse deveria estar profundamente baseado na ciência e o que eu posso garantir a vc é que o que eu falarei estará profundamente baseado na razão através do uso da filosofia, já que não acredito na ciência como ferramenta para tirar conclusões metafísicas. A ciência por si só já pressupõe o naturalismo e Deus já fica de fora de antemão, isso faz parte do ateísmo metodológico da ciência, então tentar evidenciar Deus com a ciência é como tentar fazer um círculo quadrado, não existe, assim como ela tbm não funciona para mostrar que Ele não existe, já que não tem esse objetivo. Popper já havia definido a diferença entre a ciência e metafísica, quem acredita que o positivismo lógico (anterior ao conceito de ciência moderno) ainda está certo, tem que voltar para o século XIX, porque tá um bocado atrasado. Mas posso fornecer todas as respostas que quiser, inclusive mostrar todas as falhas do seu argumento agora levantado se quiser começar o debate aqui mesmo e agora. Se não, transcreva esse seu texto para um grupo a definir e podemos debater em cima dele, o que acha? Mas insisto que devemos ir para um grupo mais neutro, pois não me sentiria à vontade no seu grupo. Tem um grupo de amigo que é só para debates, é um grupo imparcial, embora a maioria das pessoas lá sejam ateias, é um bom grupo, poderíamos ir para lá, ou então começar aqui mesmo.

Francisco, poderia me passar o link de onde você tirou as duas tabelas com a pesquisa de crenças? Ela é atualizada?

Aliás, acompanhando os comentários aqui, fiquei curioso. O debate entre você e o Vicente já aconteceu?

O debate acontece nesse grupo, nesse link
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=844781678898441&set=gm.341543046032882&type=1&theater

As tabelas estão referenciadas, mas vou colocar os links aqui.
A primeira tabela está nesse link na página 381, já nos anexos, então vá até o final do documento mesmo, vc vai encontrar.
http://ec.europa.eu/public_opinion/archives/ebs/ebs_341_en.pdf

A segunda tabela se encontra nesse link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%A3o_na_Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.