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O significado do termo Grego “Energeo” e o Concurso Divino – Porque os calvinistas estão certos.

O Dr. Heber Carlos de Campos escrevendo sobre o Concurso providencial divino usa a seguinte referência para nos mostrar que Deus é quem causa a vontade do homem:  
“Escrevendo aos Efésios Paulo afirma categoricamente que Deus “faz todas as coisas de acordo com o conselho da sua vontade”(Ef 1.11). Isto quer dizer que nada do que acontece neste mundo é à parte do cumprimento da vontade de Deus e sem que ele esteja envolvido. A palavra grega que é traduzida como “faz” é energeo ( de onde vem a palavra portuguesa energia, que é a comunicação de poder ou o fato de Deus trabalhar), que indica o fato de Deus energizar cada obra na qual ele participa. Sem a energia ou o poder divino, nenhum evento acontece e nenhuma obra é feita.”(1)

Notemos agora o texto de Filipenses 2.13:

“Por que Deus é quem opera(energeo) em vós tanto o querer como o efetuar(energeo), segundo sua boa vontade.”

Olha só como a NVI traduz: 
“pois é Deus quem efetua(energeo) em vós tanto o querer quanto o realizar(energeo)”
Note que as traduções traduzem como efetuar, realizar, é Deus quem realiza em nós o querer. 
Os molinistas pregam que Deus é apenas um colaborador do homem, afirmando que a vontade do homem não pode ser gerada e movida por Deus, e usam esse versículo em particular, para provar uma cooperação parcial de Deus para com o homem, onde o homem e não Deus determina o influxo divino. Eles afirmam isso, baseados no versículo anterior, que diz que devemos “desenvolver nossa salvação” ou em algumas versões “por em ação a nossa salvação”, e que isso demonstraria uma cooperação do homem com Deus e portanto, eliminaria o concurso divino defendido por calvinistas que defendem o determinismo causal. Mas essa resposta está errada, pois pressupõe que o calvinista nega a participação humana no concursus divino, quando na verdade defendemos que a participação de Deus é total e do homem é total, ao contrário dos molinistas que dizem que a participação de Deus é parcial e a do homem é parcial, portanto, o fato do homem participar, não anula o determinismo causal.
Alguns molinistas tem proposto que esse texto na verdade quer dizer que Deus colabora com o homem, mas esse significado não existe para a palavra energeo, como veremos nas representações mais abaixo, eu posso ir além, a palavra “energeo” no grego tem sempre significado de trabalho, energia, causa, nunca de cooperação. Vejamos algumas referências:

Essa próxima referência será da maior autoridade em grego no mundo hoje, Dr Daniel Wallace:
Então é óbvio que quando o texto fala que ele faz todas as coisas, significa dizer que energiza todas as coisas, que ele opera em todas as coisas, que trabalha. 

Dicionário Strong, referência 1754:

Em contrapartida, a palavra cooperar em grego é a palavra Synergeo, ou a conhecida “Sinergia”, que é usada em Filipenses 2.25:

“Julguei, contudo, necessário manda-vos Epafrodito, meu irmão, e cooperador (syenergeo), e companheiro nos combates”

Se Paulo quisesse falar que Deus coopera com o homem, ele teria usado o termo synergeo, não energeo, como foi em Filipenses 2.13, já que o termo energeo em hora alguma significa cooperar. 

CONCLUSÃO

Como puderam notar, o significado dessa palavra está perfeitamente alinhado com a interpretação calvinista de que Deus causa, energiza todas as coisas, torna possível, portanto é ele quem causa e torna possível todas as coisas, isso não exclui a vontade do homem. A vontade do homem não pode originar-se por si só, ela deve ser movida e causa por outro e esse outro é Deus. 

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