Categorias
Catolicismo Sola Scriptura

O AUTO-TESTEMUNHO É UM ARGUMENTO CIRCULAR?

Resultado de imagem para BÍBLIA


Um dos principais argumentos romanistas contra o Sola Scriptura, é o de que não se pode usar a Bíblia para validar a própria inspiração Bíblica, pois, segundo eles, qualquer testemunho verdadeiro deve vir de fora, como diz um famoso site católico:

“A garantia de inspiração de algum escrito deve vir de fora deste escrito, senão será um eterno argumento circular.”(1)

No entanto, se o testemunho próprio não é válido, então o testemunho de Cristo também não era verdadeiro? Notem a semelhança dos argumentos:


“Os fariseus lhe disseram: “Você está testemunhando a respeito de si próprio. O seu testemunho não é válido! “
Respondeu Jesus: “Ainda que eu mesmo testemunhe em meu favor, o meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou. Mas vocês não sabem de onde vim nem para onde vou.” 
João 8:13,14


A alegação católica atual é igual a alegação dos judeus em relação a Jesus, mas o Mestre discorda deles, e ainda acrescenta mais:

“Na Lei de vocês está escrito que o testemunho de dois homens é válido.
Eu testemunho acerca de mim mesmo; a minha outra testemunha é o Pai, que me enviou”.”
João 8:17,18

Além disso a Escritura, sendo a Palavra de Deus, deve ser uma norma primeira para o homem, logo é axiomática. Axiomas não precisam serem provados, eles são verdades primeiras, são pontos de partida. A Escritura é uma verdade primeira, portanto é auto-atestada.

Outro ponto importante é que a Escritura é a Palavra de Deus escrita. Isso significa que a Escritura em si, é acidental, a Palavra de Deus é que é essencial. Os católicos romanos costumam dizer que antes de existir a Escritura, a tradição oral foi a responsável por transmitir o conhecimento da religião. Eles estão corretos quando dizem que a tradição antecede a Escritura, mas somente no tocante ao seu acidente, não no tocante à própria Palavra de Deus, pois a Palavra de Deus sempre existiu, e a Escritura é Palavra de Deus escrita, basta lembrarmos que o próprio Deus escreveu nas tábuas de Moisés.



CONCLUSÃO

Se os católicos estiverem certos sobre a falaciosidade do auto-testemunho, então eles negam, assim como os judeus, o testemunho do próprio Cristo. Além disso, deverão negar a existência de verdades primeiras. 




REFERÊNCIAS

1 – https://www.bibliacatolica.com.br/conhecendo-a-biblia-sagrada/60/

Por Francisco Tourinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.