Categorias
Homilias

O QUE UMA PROSTITUTA PODE NOS ENSINAR?

     Resultado de imagem para raabe  imagens


Estava eu, ontem, lendo as Escrituras, quando me deparo com uma figura chamada Raabe, em Mt 1.5. Sei que é chato ler genealogia, mas ontem parei para ler e encontrei algo maravilhoso, assim dizia:

“E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a
Obede; e Obede gerou a Jessé;”
Mateus 1:5


Oras, Raabe, como sabemos era uma prostituta (Js 2.1), ela foi louvada por esconder os espias do Rei de Jericó. As lições que essa prostituta pode nos ensinar são muito fortes:

1 – Raabe, apesar de prostituta, conhecia o Senhor (Js 2.9).

2 – O pecado de uma pessoa não a define. Não é porque Raabe era uma prostituta, que ela era deficiente em qualquer outra área de sua vida, o que Raabe fez, muitos religiosos de Igreja não fariam, e o pior, usariam a própria Bíblia como justificativa para sua covardia, pois alegariam “é pecado mentir!!” quando na verdade, naquele momento, lhes faltava coragem moral de desafiar um sistema em prol da vida humana.

3 – Deus usa quem ele quer! Foi da boca da prostituta que os espias ouviram o testemunho da promessa e do poder de Deus (Js 2.9-11). Hoje, é um fato consumado, vemos muitos religiosos emprestando a boca ao diabo, enquanto vemos muitas verdades ditas pelos “mundanos”.

4 – Aprendemos que não é porque a pessoa está em pecado, que ela não tenha vontade de sair daquela situação, às vezes, pode ser uma situação imposta, não obstante, quem conhece a Deus, aproveita as oportunidades para abandonar o pecado (Js 2.12-21).

5 – Aprendemos, na Genealogia, que Raabe casou e teve um filho chamado Boaz, homem justo e bom, ou seja, casou, constituiu família e se mostrou ser uma boa mãe. Muito provavelmente o fato dela ser estrangeira, influenciou Boaz a se afeiçoar por Rute, que também era estrangeira.

6 – As aparências enganam. As Escrituras dizem que quem estava com Raabe foi salvo, quer dizer, a graça que estava sobre ela, se estendeu aos outros. Provavelmente, muitos de nossos religiosos passariam de largo com medo de sujar-se com a “prostituta” Raabe.


CONCLUSÃO

Diante da história de Raabe entendemos o que São Paulo diz: “Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
Para que nenhuma carne se glorie perante ele.”
1 Coríntios 1:27-29

Uma resposta em “O QUE UMA PROSTITUTA PODE NOS ENSINAR?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.