Categorias
Calvinismo

Ordo Salutis (Ordem de Salvação) no Calvinismo

Resultado de imagem para ordo salutis imagens

O plano de salvação na teologia calvinista não é muito diferente do que qualquer outro plano de salvação. Acreditamos que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rm 3.23), e que por isso o homem precisa de salvação. A salvação do homem não parte dele mesmo, mas parte de Deus para o homem, pois acreditamos que uma vez que o homem está dominado pelo pecado e separado de Deus, somente Deus pode nos resgatar. A diferença mais básica da soteriologia calvinista para outras correntes, como arminiana e molinista, é que no sistema calvinista, a salvação é monergística, isso significa que Deus regenera o homem antes do homem aceitar a Cristo, isto é, primeiro Deus o aceita, e para Deus o aceitar, Deus o torna aceitável, e tornando ele aceitável, o homem assim o aceita de volta, ou seja, nós escolhemos a Cristo porque ele nos escolheu primeiro.
Para entender melhor, podemos explorar a ordo salutis calvinista, que é assim:

1 – Eleição: Deus elege o homem antes da fundação do mundo.
como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Ef 1.4)
Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; (2 Tm 1.9)
Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Tes 2.13-14).

2 – Chamado do Evangelho:É a pregação do evangelho, esse chamado é para todos.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14)

3 – Regeneração (Chamado Eficaz): Uma vez que o homem natural não pode sequer entendero evangelho, como diz em 1 Co 2. 14, 15 – Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura;e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido, ele não pode escolher a Deus se Deus não o regenerar antes. Para que o homem entenda o evangelho com os olhos do Espírito, ou seja, além de um entendimento racional, ele precisa ser regenerado antes transformando-seem um homem espiritual, pois somente assim, ele poderá entender o evangelho e se dirigir a Deus, o aceitando como único e suficiente salvador. O homem é pecador e todo o seu caminho é mau, e o mesmo só pode enxergar o mal que está em si, se o próprio Deus abrir-lhe o entendimento, o atrair e o transformar em um homem espiritual, como está escrito: Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.(Lucas 24:45). Jesus diz:Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas.(Jo 10.26) As pessoas perdidas não são ovelhas porque não creem, pelo contrário, não creem porque não são ovelhas, exatamente por isso que Jesus diz: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem.Uma pessoa não se torna ovelha porque segue, a pessoasegue porque é ovelha, uma pessoanão é eleitaporque creu, mas elacreuporque eraumaeleita, porque era uma regenerada. As ovelhas representam os homens regenerados, pois são obedientes a voz do pastor.

4 – Conversão (arrependimento e fé): esse ato acontece de forma simultânea, depois do homem entender o evangelho, nele é gerado fé e arrependimento. Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;
Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;
(Ef 1.17,18). Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. (Rm 1.17)

5 – Justificação:Deus torna o homem justo, imputando-lhe a justiça de Cristo. O homem pecador é digno de morte, pois o salário do pecado é a morte. Cristo morre na cruz pagando essa dívida do pecado, assim, todo aquele por quem Cristo morreu, é um eleito e se tornará justo quando for imputada a justiça de Cristo sobre ele. O meio pelo qual essa justificação é aplicada é pela fé, Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; (Rm 5.1), Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
(Rm 3.24-26).

6 – Adoção:Ato de se tornar filho de Deus. Jo 1.12, Rm 8. 15-17.

7 – Santificação progressiva:é a consequência necessária da regeneração, uma vez que somo eleitos para santificação como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;(Ef 1.4), isto é, não somos escolhidos por Deus porque somos santos, mas somos santos porque fomos escolhidos por Deus antes da fundação do mundo. Umaárvore ruim, produz frutos ruins (Mateus 7.18) e de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e amarga e uma figueira não pode produzir azeitonas (Tiago 3.11,12), as atitudes do homem são determinadas pela sua natureza, pelo seu estado interior, seja naturalou seja regenerado,seja ele nascido de novo ou um homem natural, como é dito: se a raiz é santa, também os ramos o são(Romanos 11:16) e está escrito Nenhuma árvore boa dá frutos ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom (Lucas 6:43).Aqui também explicamos que não é porque somos eleitos que a santidade pode ser deixada de lado, muito pelo contrário, a busca pela santidade é o sinal de que você é um eleito, pois sendo um eleito e regenerado, suas atitudes vão refletir seu novo estado, pois agora és uma nova criatura.

8 – Perseverança dos Santos:o crente verdadeiramente regenerado, não pode cair mais, pois se Deus escolhe desde antes de nós nascermos, então se alguém perder a salvação, Deus seria falível, quer dizer, Deus cometeria um erro, o que é absurdo. As escrituras dizem que Deus mesmo nos guarda de cair, como está escrito em Judas 24: Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, e como está escrito em 1 Jo 2.19 – Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. Isto é, que saiu de nós, é porque nunca foi de nós.

9– Glorificação:Nosso estado de glória no céu, em que nos livraremos do corpo corrupto e estaremos com um corpo incorrupto, assim comoo de Cristo ressuscitado. (1 Co 15)

CONCLUSÃO
Concluímos com o texto de Jeremias 31.18,19, apresentando como prova inequívoca da ordo salutis calvinista:
Bem ouvi eu que Efraim se queixava, dizendo: Castigaste-me e fui castigado, como novilho ainda não domado; converte-me(1), e converter-me-ei(2), porque tu és o Senhor meu Deus.Na verdade que, depois que me converti, tive arrependimento(3); e depois que fui instruído, bati na minha coxa; fiquei confuso, e também me envergonhei(4); porque suportei o opróbrio da minha mocidade(5).
Jeremias 31:18,19

Vejamos:

1 – Primeiro Jeremias é convertido, somente depois ele se converte(ponto 2), exatamente como ensina o calvinismo, ou seja, só depois que Deus regenera e muda a vontade humana é que o ser humano responde ao evangelho.

3 – O texto aqui é claro, que depois que ele se converteu, foi que ele se arrependeu, não o contrário, ou seja, primeiro ele foi regenerado somente depois nele foi gerado fé e arrependimento.
4 – No processo de santificação ele se envergonha do que fez no passado, isso se chama santificação e suporta (perseverando).

O texto de Jeremias é claro quanto a ordus salutis, o homem é primeiramente regenerado (chamado eficaz), depois responde ao chamado se convertendo, depois tem fé e se arrepende, e daí segue todo o restante.

Uma resposta em “Ordo Salutis (Ordem de Salvação) no Calvinismo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.