Categorias
Apologética Arqueologia Bíblia Cristianismo História

Descobertas Arqueológicas dão tapa na cara dos Liberais!

Encontrada moeda do século XI a.C. Ela descreve “um homem com cabelo comprido lutando contra um animal de grande porte com uma cauda felina.” Lembra alguma coisa do Antigo Testamento?
Moeda retratando Sansão e o Leão
Fonte: Daily Mail
A moeda foi encontrada perto do rio Sorek, que era a fronteira entre os antigos territórios israelitas e filisteus 3.100 anos atrás. Isso soa familiar?
Para os arqueólogos Shlomo Bunimovitz e Zvi Lederman da Universidade de Tel Aviv, isso mostra que a história de Sansão existe independente da bíblia e que a mesma não era uma invenção literária de um escriba do século VI a.C, vivendo na Babilônia, como tem sido comumente assumido pela erudição bíblica mainstream. Tapa na cara dos liberais teológicos e tapa na cara dos ateus!
Os arqueólogos, no entanto, afirmam que isso não prova que a história de Sansão realmente aconteceu, mas mostra que ela não foi uma invenção do séc. VI a.C.
Outra descoberta interessante é que no lado dos filisteus estava cheio de ossos de porco e no lado dos Judeus não tinha ossos de porco. Bunimovitz disse ao jornal israelense Haaretz que “esses detalhes adicionam um ar lendário para o processo social em que os dois grupos hostis aperfeiçoaram suas identidades separadas …” “Acho que é uma maneira de colocá-lo. Outra seria a vê-lo como evidência no sentido dos israelitas de serem separados de seus vizinhos pagãos.”
Shlomo Bunimovitz e Zvi Lederman da Universidade de Tel Aviv.
Fonte: Daily Mail
Esses achados são apenas um de uma série de achados que refutam a tese de que as histórias bíblicas do AT são uma invenção literária do século VI a.C.
A mais famosa dessas descobertas é a descoberta de uma estela(ou pedra) de Tel Dan, em 1993) com uma inscrição que continha as palavras “casa de Davi”. Foi a primeira evidência extra-bíblica da dinastia davídica. Antes da descoberta, muitos estudiosos duvidavam da existência de Davi, muito menos que fundou uma dinastia. A descoberta foi tão fora-de-linha que as expectativas dos mais céticos é de que fosse falsa.
CONCLUSÃO
Um aspecto a ser observado é que se os filisteus foi um povo realmente existiu e aquela era realmente a fronteira entre israelitas e filisteus como descrito no Antigo Testamento, por que só a figura de Sansão não é real?
Outro aspecto bem pertinente, é que essa descoberta não quer dizer que o judaísmo/cristianismo seja a religião verdadeira, mas notamos o diferencial dela em fazer uma reivindicação histórica. O cristianismo e o judaísmo são religiões que dependem da história para atestar a sua veracidade, assim, não é uma religião que se baseia em fideísmo(fé sem evidências), mas também em fatos históricos. Tapa na cara dos liberais e tapa na cara de neoateus que apelam para o fideísmo cristão, crer sem evidências!
Por Francisco Tourinho

Uma resposta em “Descobertas Arqueológicas dão tapa na cara dos Liberais!”

e daí!!?? q um homem lutou com um leao….o que mais poderia entrar pra historia, " um homem lutando com um gambá"?…claro q nao…porem, as pessoas deturpam os fatos…nao duvido q ele existiu…mas o cunho historio e religioso imposto a ele, aí já é outra coisa!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.